A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CRFEF 001910-G/RS) esteve reunida no dia 31 de maio com o conselheiro do Panathlon Internacional, Sebastião de Carvalho, no Ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre. O intuito do encontro foi somar esforços para renascer o Panathlon no estado, atividade que ocorria até bem pouco tempo. Também estiveram presentes Fernando Mabilde, presidente da Federação do Desporto Escolar (FDE-RS), José Haroldo Loureiro Gomes (Arataca), treinador chefe de atletismo da Sogipa, além de oficiais da Brigada Militar.
O Panathlon é uma vertente do Rotary Club, articulando-se em associações de “Panathlon Clubes”, voltados essencialmente para o serviço voluntário dos sócios. É uma ONG que possui finalidades éticas e culturais, que procura aprofundar, divulgar e defender os valores da atividade física e do esporte, vistos como instrumentos de formação e de preservação da pessoa e como meio de solidariedade entre homens e povos.
Segundo a presidente do CREF2/RS, toda ideia que se baseie na promoção do esporte e da atividade física é excelente, e reavivar o Panathlon no estado é muito bom para a comunidade, mas para sua administração deveriam ser convocados grupos de veteranos do esporte, que ainda possuíssem o idealismo presente. “Quem atua profissionalmente não consegue achar tempo para essas articulações, ponderou Carmen. Mesmo assim, o CREF2/RS está de portas abertas para incentivar o ressurgimento do Panathlon, afirmou.
