A 1ª vice-presidente do CREF2/RS Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) foi uma das palestrantes do 1º Encontro Estadual das Categorias de Base. O evento, promovido ontem pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul, reuniu cerca de 100 atletas adolescentes para uma troca de experiências com entidades e profissionais que se dedicam ao esporte, oferecendo ferramentas para que todos entendem a diferença entre o desenvolvimento saudável e a exploração do trabalho infantil.
O CREF2/RS colaborou com o painel Aspectos Disciplinares e Éticos da Profissão: Importância da Preparação Física ministrada por Profissional de Educação Física. Na sua fala, Carla destacou a atuação do Conselho no combate do exercício ilegal da profissão e reforçou o papel essencial que os profissionais de Educação Física têm dentro do esporte de alto rendimento. A distensão muscular, a ruptura de ligamentos e a lombalgia são algumas das principais lesões de quem pratica exercício físico sem o acompanhamento de um profissional registrado. A ausência desta orientação pode causar um problema sério ou até mesmo inviabilizar uma carreira, frisou.
O 1º Encontro Estadual das Categorias de Base contou ainda com a participação de representantes da Federação Gaúcha de Futebol, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, do Tribunal Regional do Trabalho e do TJD-RS, assim como do Internacional, do Grêmio, do Juventude e dos ex-atletas Danrlei de Deus e Duda Luizelli (CREF 004280-G/RS).
Marieli Lapinski / Assessoria MPRS