CREF2/RS encontra senador Lasier Martins para barrar PLS 552/2013

Na manhã desta segunda-feira, dia 18 de abril, a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CRFEF 001910-G/RS) e o vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) estiveram reunidos com o senador Lasier Martins, no seu gabinete em Porto Alegre. O encontro foi marcado para discutir o Projeto de Lei do Senado 552/2013, que quer permitir a atuação de ex-atletas como treinadores profissionais, independente da modalidade esportiva.

Na reunião, a Presidente frisou a longa batalha do Sistema CONFEF/CREFs para moralizar a Educação Física, desde a aprovação da Lei Federal 9.696/98, que regulamenta a profissão. Martins se mostrou sensível às reivindicações do CREF2/RS e concordou que o curso superior em Educação Física é fundamental para todos aqueles que querem atuar com as modalidades esportivas, desde a iniciação ao esporte até o alto rendimento. “Os treinadores têm que conhecer o sistema físico e fisiológico do atleta e dominar um conteúdo técnico-científico bastante amplo para proporcionar uma boa formação aos iniciantes”, ponderou o Senador.

Por concordar que os treinadores precisam ser profissionais de Educação Física, Martins se comprometeu em verificar o andamento do PLS 552/2013 no Senado e propor o cancelamento do Projeto de Lei. “A nossa preocupação é permitir que qualquer ex-atleta possa atuar como técnico. O conhecimento adquirido na faculdade não é opcional, mas obrigatório para moldar a competência destes profissionais”, resumiu Carmen, no final da reunião.

Senadores interpõem recurso

O projeto de Lei do Senado 552/2013 recebeu, na última semana, um recurso de nove senadores e terá que ser apreciado, em breve, pelo Plenário do Senado Federal. Sem a interposição do recurso, a proposta – aprovada em decisão terminativa – seguiria diretamente para a análise na Câmara de Deputados. Se o projeto receber agora alguma emenda durante a votação, deverá retornar à Comissão de Assuntos (CAS), para que sejam feitas as alterações necessárias.