Notícias



Câmara Técnica de Futebol promove palestra sobre “Design Thinking”
Postado em 29/08/2017
Fonte: CREF2/RS

Mais de 30 profissionais e estudantes de Educação Física assistiram nesta tarde, dia 29, a palestra “Abrindo novas oportunidades no Futebol”, ministrada por Rafael Freitas Barbosa, que tem em seu currículo bacharelado em Administração e mestrado em Economia, tendo experiência como professor de Mercado Financeiro, Finanças Comportamentais e Empreendedorismo. Ele é co-fundador do Mais Lab+Ideias+Ação Desenvolvedora de Negócios. O evento foi uma realização da Câmara Técnica de Futebol do CREF2/RS.

Barbosa apresentou em sua palestra uma abordagem sistemática para a inovação, denominada Design Thinking. Segundo o professor, novas ideias devem surgir com base na perspectiva do cliente, uma das melhores estratégias para direcionar as escolhas do empreendimento e verificar oportunidades de negócio. “Cada pessoa tem que descobrir o que sabe fazer bem, e dentro de uma zona de segurança, ir testando suas possibilidades até chegar ao seu nicho profissional. Não somos ensinados a tomar iniciativas. Com esta ferramenta, construímos nossa própria fórmula”, explica.

Segundo o professor, um exemplo prático desta prática é como a tecnologia da informação vem transformando as pessoas em cidadãos digitais, em busca de experiências em tempo real e personalizadas, a qualquer momento. “Steve Jobs é o grande artífice desta revolução”, define. Para Barbosa, o caminho usual na construção de um empreendimento passa pela formação de custos. “Fico impressionado com a enorme velocidade com que academias abrem e fecham suas portas em sequência”. Por isso, aconselha, é sempre necessário desenhar um negócio que funcione com o menor custo possível.

O foco é a centrado na compreensão dos anseios das pessoas para as quais se cria um produto ou serviço. Também é importante transformar desafios em oportunidades, experimentando novos pontos de vista e ter agilidade na produção da ideia, para aprender com os erros e evoluir rapidamente. “Na realidade, Design Thinking é menos Thinking e mais Saber. É o renascimento de uma nova atitude, combinada com tecnologia e ciências cognitivas, somada à beleza de produzir algo que as pessoas não sabiam que necessitavam”, afirma.


Câmara Técnica de Futebol