CREF2/RS mobiliza profissionais de Educação Física
para aprovação do PLC 116/2013



As aulas de Educação Física nas etapas do Ensino Básico terão que ser ministradas exclusivamente por licenciados em Educação Física. O Projeto de Lei 116/2013, que exige formação superior para os professores das escolas de Ensino Fundamental, passou em fevereiro pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Governo Federal e precisa agora ser aprovado pelo Senado.

Contrário ao entendimento do MEC, que tenta impedir a validação do PLC 116/2013, o CREF2/RS defende imediata aprovação da proposta, já que o projeto é antiga reivindicação dos profissionais da área. "A Educação Física é estratégica para a formação motora das crianças, sendo importante que os docentes tenham qualificação profissional", avaliou o senador Lindbergh Farias, relator da matéria.

O PLC 116/2013 sugere prazo de cinco anos, a partir da vigência da lei, para que estados e municípios implantem a medida. O projeto tem o intuito de modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que flexibiliza a Educação Física no Ensino Infantil e nas quatro primeiras séries do Fundamental. Devido a esta abertura, é comum que professores sem qualificação assumam a responsabilidade pela prática da disciplina, colocando em risco a saúde física e cognitiva dos alunos.

"Nossa batalha agora é no Senado", declarou Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS. "Temos que pressionar os senadores para aprovarem a PLC 116/2013, que corrige a LDB e obriga que aulas de Educação Física sejam ministradas por professores com curso superior de Licenciatura em Educação Física. Portanto, mandem e-mail para o Senado em defesa da Educação Física Escolar. Vamos nos unir!", completou.

Disponibilizamos abaixo modelo de texto e relação de todos correios eletrônicos do Senado. É só copiar e colocar no endereço para o envio do e-mail:


Senhor Senador,

Nós, profissionais de Educação Física do RS, viemos respeitosamente solicitar seu apoio ao PL 116/13, que inclui o Profissional de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Básico.

Hoje, alunos até o 5º ano não têm Educação Física com profissional especializado. As aulas ficam a cargo do professor de currículo, generalista, que não ministra de maneira adequada. Como resultado disto, temos crianças descoordenadas, com problemas de psicomotricidade fina e ampla, obesas, sedentárias e com várias doenças de adultos.

Atualmente, a diversão das crianças está em computadores, restando somente a escola para incentivá-los a praticar atividade física. E se a escola não faz isto, o resultado é uma geração de sedentários, o que amplia – e muito – os gastos em saúde, visto que a maior causa de problemas cardiovasculares no mundo é o sedentarismo.

Por tudo isto e muito mais, para o bem do Brasil e de nossas crianças, VOTE A FAVOR DO PL 116/13.

Atenciosamente,

NOME


Lista dos e-mails:

[email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]