CREF2/RS mobiliza profissionais de Educação Física
para aprovação do PLC 116/2013



As aulas de Educação Física nas etapas do Ensino Básico terão que ser ministradas exclusivamente por licenciados em Educação Física. O Projeto de Lei 116/2013, que exige formação superior para os professores das escolas de Ensino Fundamental, passou em fevereiro pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Governo Federal e precisa agora ser aprovado pelo Senado.

Contrário ao entendimento do MEC, que tenta impedir a validação do PLC 116/2013, o CREF2/RS defende imediata aprovação da proposta, já que o projeto é antiga reivindicação dos profissionais da área. "A Educação Física é estratégica para a formação motora das crianças, sendo importante que os docentes tenham qualificação profissional", avaliou o senador Lindbergh Farias, relator da matéria.

O PLC 116/2013 sugere prazo de cinco anos, a partir da vigência da lei, para que estados e municípios implantem a medida. O projeto tem o intuito de modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que flexibiliza a Educação Física no Ensino Infantil e nas quatro primeiras séries do Fundamental. Devido a esta abertura, é comum que professores sem qualificação assumam a responsabilidade pela prática da disciplina, colocando em risco a saúde física e cognitiva dos alunos.

"Nossa batalha agora é no Senado", declarou Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS. "Temos que pressionar os senadores para aprovarem a PLC 116/2013, que corrige a LDB e obriga que aulas de Educação Física sejam ministradas por professores com curso superior de Licenciatura em Educação Física. Portanto, mandem e-mail para o Senado em defesa da Educação Física Escolar. Vamos nos unir!", completou.

Disponibilizamos abaixo modelo de texto e relação de todos correios eletrônicos do Senado. É só copiar e colocar no endereço para o envio do e-mail:


Senhor Senador,

Nós, profissionais de Educação Física do RS, viemos respeitosamente solicitar seu apoio ao PL 116/13, que inclui o Profissional de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Básico.

Hoje, alunos até o 5º ano não têm Educação Física com profissional especializado. As aulas ficam a cargo do professor de currículo, generalista, que não ministra de maneira adequada. Como resultado disto, temos crianças descoordenadas, com problemas de psicomotricidade fina e ampla, obesas, sedentárias e com várias doenças de adultos.

Atualmente, a diversão das crianças está em computadores, restando somente a escola para incentivá-los a praticar atividade física. E se a escola não faz isto, o resultado é uma geração de sedentários, o que amplia – e muito – os gastos em saúde, visto que a maior causa de problemas cardiovasculares no mundo é o sedentarismo.

Por tudo isto e muito mais, para o bem do Brasil e de nossas crianças, VOTE A FAVOR DO PL 116/13.

Atenciosamente,

NOME


Lista dos e-mails:

ana.amelia@senadora.leg.br; simon@senador.leg.br; paulopaim@senador.leg.br; acir@senador.leg.br; aecio.neves@senador.leg.br; alfredo.nascimento@senador.leg.br; aloysionunes.ferreira@senador.leg.br; alvarodias@senador.leg.br; ana.rita@senadora.leg.br; angela.portela@senadora.leg.br; benedito.lira@senador.leg.br; cassio@senador.leg.br; anibal.diniz@senador.leg.br; armando.monteiro@senador.leg.br; antonio.rodrigues@senador.leg.br; antoniocarlosvaladares@senador.leg.br; ataides.oliveira@senador.leg.br; casildomaldaner@senador.leg.br; cicero.lucena@senador.leg.br; flexaribeiro@senador.leg.br; cidinho.santos@senador.leg.br; ciro.nogueira@senador.leg.br; clesio.andrade@senador.leg.br; cristovam@senador.leg.br; cyro.miranda@senador.leg.br; delcidio.amaral@senador.leg.br; eduardo.amorim@senador.leg.br; eduardo.braga@senador.leg.br; eduardo.suplicy@senador.leg.br; ecafeteira@senador.leg.br; eunicio.oliveira@senador.leg.br; fernando.collor@senador.leg.br; francisco.dornelles@senador.leg.br; gim.argello@senador.leg.br; gleisi@senadora.leg.br; humberto.costa@senador.leg.br; inacioarruda@senador.leg.br; ivo.cassol@senador.leg.br; ivonete.dantas@senadora.leg.br; jader.barbalho@senador.leg.br; jarbas.vasconcelos@senador.leg.br; jayme.campos@senador.leg.br; joao.alberto@senador.leg.br; capi@senador.leg.br; joaodurval@senador.leg.br; j.v.claudino@senador.leg.br; jorgeviana.acre@senador.leg.br; jorgeviana.acre@senador.leg.br; jose.agripino@senador.leg.br; gab.josepimentel@senado.leg.br; sarney@senador.leg.br; katia.abreu@senadora.leg.br; lidice.mata@senadora.leg.br; lindbergh.farias@senador.leg.br; lobaofilho@senador.leg.br; lucia.vania@senadora.leg.br; luizhenrique@senador.leg.br; magnomalta@senador.leg.br; crivella@senador.leg.br; maria.carmo@senadora.leg.br; mario.couto@senador.leg.br; mozarildo@senador.leg.br; paulobauer@senador.leg.br; paulodavim@senador.leg.br; paulopaim@senador.leg.br; pedrotaques@senador.leg.br; randolfe.rodrigues@senador.leg.br; renan.calheiros@senador.leg.br; ricardoferraco@senador.leg.br; roberto.requiao@senador.leg.br; rollemberg@senador.leg.br; romero.juca@senador.leg.br; ruben.figueiro@senador.gov.br; sergiopetecao@senador.leg.br; valdir.raupp@senador.leg.br; vanessa.grazziotin@senadora.leg.br; vicentinho.alves@senador.leg.br; vital.rego@senador.leg.br; waldemir.moka@senador.leg.br; pinheiro@senador.leg.br; wellington.dias@senador.leg.br; wilder.morais@senador.leg.br; zeze.perrella@senador.leg.br