Notícias



Conselho Estadual de Saúde reconhece trabalho do CREF2/RS e agradece apoio
Postado em 19/11/2021
Fonte: CREF2/RS

Em um ofício enviado nesta semana, o Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES-RS) reconheceu o trabalho do CREF2/RS e agradeceu o apoio na fiscalização das ações de saúde e na defesa do profissional de Educação Física nos programas de saúde.

O CES-RS reúne várias entidades e faz um trabalho em defesa do SUS. O órgão tem uma relação direta com a Secretaria Estadual de Saúde e conta com a participação de outros Conselhos Profissionais da área da saúde, que atuam de forma conjunta. Quem representa o CREF2/RS no Conselho Estadual de Saúde é o conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS).


conselho estadual de saúde



CREF2/RS tem audiência com Prefeito de Santa Maria e reinvidica cargos para profissionais de Educação Física em concurso da Saúde
Postado em 03/11/2021
Fonte: Quilisport

Na manhã desta quarta-feira, dia 3 de novembro, o 2º vice-presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) teve uma reunião com o prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom. O encontro, entre outras pautas, teve o intuito de garantir que a Secretaria de Saúde do Município não deixe de incluir cargos específicos para os profissionais de Educação Física no seu próximo concurso público.

Pozzobom foi receptivo à proposta e pediu que a Secretaria de Saúde preparasse um documento justificando a inclusão. "Isto já foi feito com a Fisioterapia e pode ser ampliado para outras profissões. A Educação Física é a prevenção de doenças e temos a necessidade de ter estes profissionais atuando na Saúde Mental e na Saúde Família", comentou o secretário de Saúde Guilherme Smidt (CREF 015804-G/RS) ao canal Saúde pela Prática, que marcou presença cobrindo o evento.

Também estiveram presentes o secretário de Esporte Gilvan Ribeiro e o vereador Givago Ribeiro (CREF 023762-G/RS), assim como outros membros da gestão e o conselheiro do CREF2/RS Clery de Lima (CREF 000297-G/RS). Ainda participou da reunião Rodrigo Crivellaro (CREF 021059-G/RS), profissional de Educação Física e árbitro de futebol que foi agredido durante uma partida da série A2 do Campeonato Gaúcho no mês passado.

Crivellaro foi homenageado pelo Conselho com o Certificado de Voto de Louvor, em reconhecimento a sua contribuição para a valorização da atuação do profissional de Educação Física no âmbito esportivo.

Na parte da tarde, Gamboa e Lima visitaram a Câmara Municipal de Santa Maria, para um encontro com o presidente João Ricardo Vargas. Ele é o autor do projeto da essencialidade da atividade física em Santa Maria.


santa maria rodrigo crivellaro



CREF2/RS retoma atendimento presencial sem agendamento prévio em Porto Alegre
Postado em 21/10/2021        Editado em 25/10/2021 18:17
Fonte: CREF2/RS

Nesta segunda-feira, dia 25 de outubro, a sede do CREF2/RS em Porto Alegre retomou o seu atendimento presencial, de segunda-feira a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento prévio obrigatório, das 9h às 17h. No local, a ordem de chegada vai ser respeitada.

O agendamento do atendimento, apesar de não ser mais um pré-requisito para aqueles que vêm ao Conselho, seguirá disponível para os profissionais que desejam garantir o seu horário e ter mais agilidade durante a prestação do serviço. Clique aqui para fazer o seu.

Já o CREF Serra manterá o atendimento da mesma forma que é feito hoje, sem alteração. O expediente da sede em Caxias do Sul ocorre das 10h às 15h, nas quintas e nas sextas-feiras. O agendamento do atendimento é obrigatório e deve ser feito por este link.

A sede do CREF2/RS em Porto Alegre, em razão da grande demanda dos profissionais que atualmente buscam pelos serviços prestados pelo Conselho, também está abrindo aos sábados, até o final de 2021, das 9h às 12h. Para o atendimento presencial nestas datas alternativas, o agendamento prévio é obrigatório e pode ser feito pela página www.crefrs.org.br/agendamento.

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com agendamento opcional por este link
Atendimento aos sábados, das 9h às 12h, com agendamento obrigatório por este link
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro Histórico

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, das 10h às 15h, com agendamento obrigatório por este link
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino


atendimento porto alegre



X Fórum dos Coordenadores discute Resolução CNE/CES nº 6/2018
Postado em 25/10/2021
Fonte: CREF2/RS

O X Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul, organizado pela Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS, foi realizado na última sexta-feira, dia 22 de outubro. O evento, totalmente virtual, contou com a palestra “As novas diretrizes da Educação Física: avançando nas respostas para a implementação da Resolução CNE/CES nº 6/2018”, proferida pela professora e pesquisadora Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB), ex-conselheira do CONFEF e docente da Universidade Católica de Brasília.

O Fórum dos Coordenadores, realizado desde 2010 pelo CREF2/RS em diversas instituições da capital e do interior do Estado, já trouxe para a discussão temas como a evasão escolar, as especialidades profissionais, o uso da tecnologia e o mercado de trabalho. O evento é considerado o principal canal de diálogo entre os coordenadores sobre o futuro da profissão e sobre a formação profissional.

Na abertura do evento, o presidente da Comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) afirmou que existe preocupação entre os coordenadores de curso de que a diminuição da carga horária proposta na Resolução CNE/CES nº 6/2018 provoque a retração na oferta de empregos entre os professores, além da perda de conexão entre os cursos de licenciatura e bacharelado.

Iguatemy iniciou sua fala saudando a preocupação dos coordenadores para que se dê a transição de uma resolução para outra da melhor forma possível, trazendo uma melhoria na formação dos futuros profissionais. “Na minha concepção, existe uma melhora de conteúdo na nova resolução. Um ponto fundamental é a integração entre a licenciatura e o bacharelado e, ao mesmo tempo, a proposta de se trabalhar especificidades dessas duas formações".

"Mas ser uma profissão da saúde também traz algumas implicações. Uma delas é que seremos avaliados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para obter autorização de funcionamento". explica. Portanto, afirma a pesquisadora, é necessária a contemplação nos currículos daquilo que ficou definido nas resoluções do CNS. "Uma das diretrizes do Conselho é a incorporação dos fundamentos do SUS dentro da nossa formação".

Outros pontos elencados pela professora foram a integração entre os cursos de bacharelado e licenciatura e a especificidade da Educação Física escolar nos anos iniciais da educação. "Isso dá o rosto de cada uma das nossas intervenções" afirma. Segundo a professora, a resolução também traz algumas inovações, como o processo ensino-aprendizagem, valorizando as vivências e cenários de práticas diversificados.

Iguatemy explica que a Resolução CNE/CES nº 6/2018 definiu 3200 horas para a formação, o que não difere em nada da outra resolução. “O que muda fundamentalmente é a entrada única, com os dois anos de etapa comum e posteriormente a abertura para duas formações distintas, que podem ser complementares. A noção de que a licenciatura tem importante papel no magistério ficou explícito nesta resolução". Também ficaram definidos 640 horas para estágio e 320 horas para estudos integradores. “O parecer que dá suporte à resolução, ao falar do bacharelado, afirma que o curso forma profissionais na área da saúde habilitados a assegurar a integralidade do atendimento prestados aos indivíduos famílias e comunidades. Isso é um princípio basicamente dos SUS", explica.

Porém, ressalta Iguatemy, a nova resolução nasce em um cenário desfavorável. Ela explica que 75% das instituições privadas têm seus cursos de licenciatura em EAD, sendo que existe um universo de 30% de cursos de licenciatura e 70% de bacharelado. "Todos os cursos da licenciatura estão diminuindo carga horária, além de enfrentarmos uma realidade de falta de recursos e violência nas escolas públicas, além de uma lógica de mercado nas instituições privadas. Portanto, para revertermos este quadro temos que lutar coletivamente. Os problemas de um país continental como o Brasil não serão resolvidos a partir de uma resolução. A implementação da Resolução nº 6/2018 é um desafio, como qualquer documento finalizado há pouco tempo. É imprescindível darmos este salto de qualidade".

O X Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul contou com a participação de cerca de 40 coordenadores dos mais variados cursos de Educação Física do Estado, que realizaram uma profícua discussão com a palestrante, trazendo o aporte das singularidades de suas realidades educacionais.

Você pode acessar o documento, publicado no Diário Oficial da União, aqui.


Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física



Presidente do CREF2/RS visita Instituto do Câncer Infantil
Postado em 25/10/2021
Fonte: CREF2/RS

Na tarde da última sexta-feira, dia 22 de outubro, o presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) e o assessor de Fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS) estiveram na sede do Instituto do Câncer Infantil (ICI), em Porto Alegre. A visita teve o objetivo de aproximar as duas entidades e estabelecer algumas parcerias para o futuro, como a arrecadação e a doação de alimentos e de material de higiene, divulgação de eventos e a cooperação para trabalhos científicos de profissionais de Educação Física sobre a doença.

Com uma trajetória de três décadas, o ICI atende mensalmente cerca de 300 pacientes, ofertando apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico e exames especiais. Apoiador da causa há bastante tempo, Meurer inclusive tem o seu nome em um mural de agradecimento na sede do Instituto. “Os profissionais de Educação Física que estão pesquisando o câncer na pós-graduação, em breve, poderão utilizar a base de dados do Instituto, que conta com diversos levantamentos sobre a doença no Rio Grande do Sul”, explicou Almeida.

Mais informações sobre o Instituto do Câncer Infantil neste link: https://ici.ong.


instituto do câncer infantil câncer



CREF2/RS participa de evento alusivo ao mês do idoso
Postado em 21/10/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS participou no Paço dos Açorianos de Porto Alegre nesta quarta- feira, 20 de outubro, do Movimente-se, evento alusivo ao mês do idoso. A ação foi uma parceria entre o Conselho, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a EPTC, com apoio do Gabinete da 1ª dama de Porto Alegre e da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEL).

Durante o evento, a coordenadora da assessoria técnica da SEL e conselheira de CREF2/RS Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e o conselheiro federal do CONFEF Cláudio Franzen (CREF 003304-G/RS) ministraram uma aula de ginástica a um grupo da terceira idade. Após a atividade, os idosos foram servidos de frutas, pão e café. Também foram entregues 325 quilos de alimentos e 127 peças de roupas ao Gabinete da 1ª dama, resultado da campanha de arrecadação promovida pelo CREF2/RS.

O presidente do CREF2/RS, José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) ressaltou a importância do exercício físico na terceira idade, sempre ministrado por profissionais de Educação Física. "A atividade física proporciona melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, além de prevenir a osteoporose e suas consequências degenerativas".

Segundo o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Mateus Aires, a pandemia aumentou o sedentarismo, causando perda de relexos, em especial na terceira idade. "É muito importante a introdução da atividade física junto ao projeto de mobilidade física da EPTC objetivando a redução das lesões dos idosos em transporte públicos".

Carla Pretto, coordenadora da assessoria técnica da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEL) explicou a parceria do CREF2/RS com o projeto Pedestre Idoso. "Esta ação conjunta demonstra a importância da atividade física na terceira idade como forma de prevenção da morte por atropelamento, devido a perda de ação e reação, o desequilíbrio e os acidentes no interior de transportes coletivos. A parceria entre o CREF2/RS e a EPTC apontam para uma melhora dos índices de equilíbrio dentro do transporte coletivo, bem como da reação e dos relexos".

De acordo com o 2º vice-presidente do CREF2/RS, Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), uma das missões do Conselho é firmar parcerias com os órgãos públicos visando a divulgação da atividade física na sociedade, sempre com orientação do profissional de Educação Física. “Com isto, além de promover a saúde, fortalecemos a profissão”.


Movimente-se



Interiorizasul vai a Santo Ângelo e Uruguaiana em novembro
Postado em 18/10/2021
Fonte: CREF2/RS

O Interiorizasul, depois de ter as suas atividades suspensas no ano passado por causa da pandemia, retomou sua programação em 2021. O projeto, que viaja pelo Rio Grande do Sul para disponibilizar aos profissionais do interior os mesmos serviços que são ofertados nas sedes de Porto Alegre e de Caxias do Sul, estará em Santo Ângelo, nos dias 8 e 9 de novembro, e em Uruguaiana, no dia 23 de novembro.

O agendamento antecipado dos serviços já pode ser feito neste link. No local, os servidores do Conselho estarão à disposição para realizar os procedimentos de atualização cadastral, entrega de Cédula, colega de digital e parcelamento de anuidades, assim como para receber a documentação de novos registros.

O uso de máscara é obrigatório.

Confira a programação:

Interiorizasul Santo Ângelo
Datas e horários: 8 de novembro, segunda-feira; das 16h às 18h - tarde, e 9 de novembro, terça-feira; das 9h às 12h - manhã, e das 13 às 18h - tarde
Local: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MIssões - URI Santo Ângelo
Endereço: Av. Universidade das Missões, 464
Agendamento disponível até 1º de novembro

Interiorizasul Uruguaiana
Datas e horários: 23 de novembro, terça-feira; das 9h às 12h - manhã; e das 13h às 18h - tarde
Local: Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana
Endereço: Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana
Agendamento disponível até 15 de novembro


Interiorizasul



CREF2/RS realiza X Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física nesta sexta-feira
Postado em 18/10/2021
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS vai promover nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, o X Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul. O evento, realizado mais uma vez de maneira por conta da pandemia, contará com a palestra de Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB), ex-conselheira do CONFEF e docente da Universidade Católica de Brasília. A participação é exclusiva para os coordenadores e para os professores dos cursos de graduação.

Com o título “As novas diretrizes da Educação Física: avançando nas respostas para a implementação da Resolução nº 6CNE/CES/2018”, esta edição do Fórum proporcionará mais um ambiente para o debate e para a troca de experiências, assim como para o esclarecimento de dúvidas sobre o tema. A Resolução nº 6CNE/CES/2018, publicada pelo Ministério da Saúde, alterou a carga horária do curso de Educação Física e mudou a forma de ingresso à graduação, não mais dividida em Licenciatura e Bacharelado desde o primeiro semestre. Você pode acessar o documento, publicado no Diário Oficial da União, aqui.

O Fórum dos Coordenadores, realizado desde 2010 pelo CREF2/RS em diversas instituições da capital e do interior do Estado, já trouxe para a discussão temas como a evasão escolar, as especialidades profissionais, o uso da tecnologia e o mercado de trabalho. O evento é considerado o principal canal de diálogo entre os coordenadores sobre o futuro da profissão e sobre a formação profissional.

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS é composta por Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS), Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), Helena D’Azevedo (CREF 001069-G/RS), Leonardo Rosa (CREF 006576-G/RS) e Marcelo Sant’Anna (CREF 003530-G/RS).

Conheça a palestrante:
Iguatemy é mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Professora aposentada do curso de Educação Física da UFPB, foi coordenadora geral de Programas de Graduação e diretora do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC. Também atuou como conselheira federal e como presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CONFEF. Atualmente é docente da Universidade Católica de Brasília.


coordenadores curso ensino superior



Chapa 1 é vencedora nas eleições do CREF2/RS 2021
Postado em 07/10/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em atendimento ao artigo 66 do seu Regimento Eleitoral, divulgou os resultados da eleição para seus membros realizada no dia 1º de outubro e homologada pelo Plenário do CREF2/RS em 6 de outubro de 2021. Com 1.661 votos válidos, foi declarada vencedora a Chapa 1 – GESTÃO E COMPROMISSO PROFISSIONAL – POR UM CREF DE TODOS, composta dos seguintes profissionais:
Membros Efetivos:
Alessandro de Azambuja Gamboa (CREF 001534-G/RS), Alexandre Gonçalves de Oliveira (CREF 000836-G/RS), André Luiz Lopes CREF (008061-G/RS), Augusto Winkel Saleh (CREF 010277-G/RS), Claudia Fachin Guarda CREF (012270-G/RS), Dayan Lazzaretti (CREF 006852-G/RS), Felipe Gomes Martinez (CREF 003930-G/RS), Kim Samuel Tavares (CREF 007425-G/RS), Tobias Adam de Sá (CREF 014070-G/RS), Vinicius Kaster (CREF 001548-G/RS)
Membros Suplentes:
Liliane Lamperti (CREF 008800-G/RS), Liege Pereira Gauterio (CREF 017513-G/RS), Renata Schaefer (CREF 023977-G/RS) e Sonia Maria Waengertner (CREF 007781-G/RS).

Entre as propostas da chapa vencedora, estão a abertura de uma sede do CREF2/RS em Pelotas, com o intuito de atender a região sul do estado; aproximar e valorizar os profissionais do Paradesporto perante o CREF2/RS; integração dos clubes esportivos junto ao Conselho e defender a importância da profissão e a efetividade de suas demandas nas políticas estaduais de educação, saúde, esporte e lazer.


ELEIÇÕES RESULTADO



Porto Alegre abre inscrições da segunda chamada do auxílio emergencial para profissionais de Educação Física
Postado em 06/10/2021
Fonte: CREF2/RS

A prefeitura de Porto Alegre abriu, de 5 a 15 de outubro, as inscrições para os profissionais de Educação Física se habilitarem à segunda chamada do Auxílio Emergencial. A informação foi publicada em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre.

O formato é o mesmo da primeira chamada. Nele, os beneficiários receberão o valor de R$ 800, pago em parcela única. Do total do valor, R$ 600 (75%) serão repassados pela SEL e os outros R$200 (25%) pelas prefeituras municipais que aderiram ao programa. As inscrições estão abertas neste link.

Quem pode receber o auxílio:
- Profissionais de Educação Física com registro ativo no CREF2/RS que não tenham recebido o auxílio na primeira chamada.

Critérios:
- Ser maior de 18 anos;
- Não receber aposentadoria ou pensão;
- Não possuir vínculo empregatício ativo;
- Residir em município conveniado.

Contrapartida:
- O profissional que receber o auxílio poderá prestar ao município conveniado até 20h de serviço comunitário ligado ao esporte.

O que os profissionais do RS devem fazer para receber o auxílio:
- Procurar a Prefeitura da sua cidade para confirmar se a mesma aderiu ao Auxílio Emergencial do Esporte e, posteriormente, fazer sua inscrição junto ao município. O beneficiário poderá receber o auxílio através de conta no Banrisul ou via ordem de pagamento.


Auxílio Emergencial do Esporte



Formulário de justificativa está disponível para quem não votou nas Eleições 2021
Postado em 04/10/2021        Editado em 05/10/2021 13:08
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS disponibilizou o formulário de justificativa de voto para todos os profissionais que não exerceram o seu direito de voto nas Eleições 2021. O documento para preenchimento pode ser acessado nesta página.

Embora seja facultativo, os profissionais que não votaram ou não apresentaram uma justificativa ficam impedidos de se candidatar membro do Conselho na próxima eleição. De acordo com o Regimento Eleitoral, são aceitos como justificativa do não exercício do direito ao voto os seguintes fatos:

I- Impedimento legal ou força maior;
II- Enfermidade;
III- Ausência da abrangência territorial;
IV- Ter o profissional de Educação Física completado setenta anos de idade;
V- Outros venham a ser aceitos pelo CREF2/RS.

A justificativa aceita, exceto no caso do inciso IV, que é automática, deverá ser apresentada acompanhada da respectiva comprovação ao CREF2/RS até 30 (trinta) dias após a data da eleição, não cabendo justificativa após tal prazo estabelecido.

No formulário, é imprescindível o preenchimento do CPF, Nome completo, e-mail e justificativa de forma correta e clara para evitar o indeferimento. Além disso, é possível anexar documento em arquivo para comprovar o motivo da ausência.

A listagem com os pedidos deferidos será divulgada em até 60 (sessenta) dias da eleição. Mais informações sobre as Eleições 2021 estão disponíveis aqui


ELEIÇÕES JUSTIFICATIVA



SEL lança Novo Pró-Esporte RS com diretrizes mais objetivas de acesso
Postado em 04/10/2021
Fonte: SEL

A Secretaria Estadual do Esporte e Lazer(SEL) lançou o Novo Pró-Esporte RS, uma nova Instrução Normativa da Lei de Incentivo ao Esporte com diretrizes mais claras para que a população possa acessar os recursos desse incentivo do governo gaúcho. A partir de agora existirão períodos pré-determinados e de longa duração para as inscrições de projetos. A primeira janela acaba às 18h do próximo dia 8 de outubro, já sob orientação da nova regulamentação. A SEL também abrirá uma janela especial para inscrições de projetos a serem executados ou iniciados no primeiro semestre de 2022, sempre por meio do site proesporte.rs.gov.br.

As principais mudanças do Novo Pró-Esporte RS estão pautadas na democratização e capilaridade da política de incentivo, com a finalidade de manter o máximo equilíbrio e eficácia na utilização de recursos entre as modalidades esportivas coletivas e individuais e linhas de financiamento.

O Pró-Esporte RS tem como objetivo promover a aplicação de recursos financeiros em projetos desportivos e paradesportivos em diversas modalidades. O programa atua por meio de duas ferramentas: a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que concede incentivo do ICMS às empresas patrocinadoras de projetos esportivos aprovados pelo Pró-Esporte; e pelo Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado por investimentos de forma direta por parte do Estado, por meio de editais.


Pró-Esporte



Eleições do CREF2/RS acontecem em clima de tranquilidade
Postado em 01/10/2021
Fonte: CREF2/RS

O desafio de elaborar um processo eleitoral democrático, transparente e participativo nas eleições para conselheiro 2022/2024 foi alcançado com êxito pelo CREF2/RS. O processo de votação presencial ocorreu dentro da normalidade, respeitando o Regimento Eleitoral do Conselho. Disputam a eleição a chapa 1 Gestão e Compromisso Profissional – Por um CREF para Todos e a chapa 2 Mudança e Inovação.

O profissional de Educação Física Valmir Duarte Martins (CREF 002142- G/RS) votou pela manhã na sede de Porto Alegre. Segundo Martins, sua participação na eleição faz com que ele esteja realmente inserido na categoria. "Meu voto é pela boa prática e pela honestidade no exercício da profissão, e também por um Conselho que fiscalize estes atributos".

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Jaques Hidalgo (CREF 002325-P/RS), a eleição tranquila e participativa é resultado da organização e do amadurecimento profissional da categoria. "Estas condições refletem diretamente no número de votantes, que vêm superando a eleição passada até o presente momento".

Para o fiscal da chapa 1 Alexandre Oliveira (CREF 000836-P/RS), toda eleição espelha a justiça e a valorização da profissão. "Cada processo eleitoral fortalece preceitos fundamentais da nossa profissão, como o registro de todos profissionais e pessoas jurídicas, além de fiscalização diuturna contra o exercício ilegal da profissão".

Segundo Francisco Menezes (CREF 000075), fiscal da chapa 2, o processo eleitoral manifestou que o profissional demanda fiscalização intensa para coibir irregularidades. "Isto demonstra uma categoria ativa e consciente, em um processo em contínuo aprimoramento".

O resultado do pleito deve ser anunciado nos próximos dias, após o cumprimento dos ritos elencados no Regimento Eleitoral.


ELEIÇÕES



Instruções para a votação presencial nas Eleições 2021
Postado em 30/09/2021
Fonte: CREF2/RS

As eleições presenciais que escolherão os novos conselheiros do CREF2/RS para o mandato 2022/2024 serão realizadas nesta sexta-feira, dia 1º de outubro. Para exercer o voto presencial, o profissional deverá se dirigir, das 9h às 15h, às sedes do Conselho em Porto Alegre e Caxias do Sul portando Cédula de Identidade Profissional, RG ou CNH.

De acordo com o Regimento Eleitoral, apenas os profissionais que constarem na Nominata dos Aptos a votar em 01/10/2021 poderão exercer o direito ao voto. É importante salientar que no dia da eleição presencial não será possível regularizar a situação cadastral/financeira para exercer o direito ao voto.

Somente serão computados os votos por correspondência que forem recebidos na caixa postal indicada até às 15h do dia 1º de outubro de 2021, cabendo a cada profissional remetê-lo com a antecedência devida. Ainda de acordo com o Regimento Eleitoral, os votos que chegarem após o prazo serão aceitos para fins de justificativa do não exercício do direito ao voto, contudo, sem serem contabilizados.

Mais informações no site do Conselho, no link Eleições 2021.

Eleições Presenciais 2021
Data: 1º de outubro de 2021
Horário: das 9h às 15h

Locais de votação:
Porto Alegre
Rua Coronel Genuíno 421 conjunto 401 - Centro Histórico

Caxias do Sul
Av. Rio Branco, 840 conj. 703 - Rio Branco


Eleições 2021



Interiorizasul vai a Santa Maria e Pelotas em outubro
Postado em 09/09/2021
Fonte: CREF2/RS

O Interiorizasul, depois de ter as suas atividades suspensas no ano passado por causa da pandemia, retomou sua programação em 2021. O projeto, que viaja pelo Rio Grande do Sul para disponibilizar aos profissionais do interior os mesmos serviços que são ofertados nas sedes de Porto Alegre e de Caxias do Sul, estará em Santa Maria, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, e em Pelotas, nos dias 18, 19 e 20 de outubro.

O agendamento antecipado dos serviços já pode ser feito neste link. No local, os servidores do Conselho estarão à disposição para realizar os procedimentos de atualização cadastral, entrega de Cédula, colega de digital e parcelamento de anuidades, assim como para receber a documentação de novos registros.

O uso de máscara é obrigatório.

Confira a programação:

Interiorizasul Santa Maria
Datas e horários: 4 de outubro, segunda-feira, das 14h às 18h - tarde; 5 de outubro, terça-feira, das 9h às 12h - manhã, e das 13h às 17h - tarde e 6 de outubro, quarta-feira, das 9h às 12h - manhã
Local: ULBRA - Universidade Luterana do Brasil
Endereço: BR 287 - KM 252 - Nº 5401 - Trevo Maneco Pedroso - Boca do Monte
Agendamento disponível até 1º de outubro

Interiorizasul Pelotas
Datas e horários: 18 de outubro, segunda-feira; das 14h às 18h - tarde; 19 de outubro, terça-feira, das 9h às 13h - manhã e das 13h às 17h - tarde e 20 de outubro, quarta-feira, das 9h às 12h - manhã
Local: Centro Universitário CLARETIANO
Endereço: Praça José Bonifácio, 166
Agendamento disponível até 8 de outubro


Interiorizasul